terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A importância do lúdico e das brincadeiras nas séries iniciais

O professor não pode esquecer que o lúdico e as brincadeiras estão presentes e  fazem parte do processo de ensino e aprendizagem nas séries inicias do ensino fundamental e por isso, devem ser levados em consideração sempre nos planejamentos dos educadores, pois desempenham um papel muito importante no desenvolvimento das crianças, que precisam brincar, criar, jogar, inventar e isso faz com que elas tenham um equilíbrio com o mundo, permitindo com que supere suas dificuldades de aprendizagem no ambiente em que vive, contribuindo a aprender a pensar.

A utilização do lúdico e das brincadeiras nas escolas muitas vezes não estão sendo aplicados, e quando são, esses acontecem de maneira incorreta, sendo usados apenas como "passa tempo das aulas" e sabemos que não deve ser assim o papel desses dois elementos da aprendizagem. 

Autores como Vygotsky (1989) e Piaget (1998) em seus estudos consideram o lúdico como ferramenta necessária para o desenvolvimento infantil. 


Podemos compreender que não é porque estão no Ensino Fundamental, que deixaram de ser crianças e o brincar faz parte do seu mundo!

REFERÊNCIAS:
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 
PIAGET, Jean. A Psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.



Nenhum comentário:

Postar um comentário