O
professor não pode esquecer que o lúdico e as brincadeiras estão presentes e
fazem parte do processo de ensino e aprendizagem nas séries inicias do
ensino fundamental e por isso, devem ser levados em consideração sempre nos
planejamentos dos educadores, pois desempenham um papel muito importante no
desenvolvimento das crianças, que precisam brincar, criar, jogar, inventar e
isso faz com que elas tenham um equilíbrio com o mundo, permitindo com que
supere suas dificuldades de aprendizagem no ambiente em que vive, contribuindo
a aprender a pensar.
A utilização do lúdico e das brincadeiras nas escolas muitas vezes não estão sendo aplicados, e quando são, esses acontecem de maneira incorreta, sendo usados apenas como "passa tempo das aulas" e sabemos que não deve ser assim o papel desses dois elementos da aprendizagem.
Autores como Vygotsky (1989) e Piaget (1998) em seus estudos consideram o lúdico como ferramenta necessária para o desenvolvimento infantil.
Podemos compreender que não é porque estão no Ensino Fundamental, que deixaram de ser crianças e o brincar faz parte do seu mundo!
REFERÊNCIAS:
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A Formação social
da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
PIAGET, Jean. A Psicologia da criança. Rio
de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
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