terça-feira, 8 de dezembro de 2015

PLANO DE AULA - Atividades Rítmicas e expressivas.

SÉRIE: 1º ANO A
CONTEÚDO: Atividades Rítmicas e expressivas.
LOCAL DA AULA: Sala de Aula

• CONHECIMENTO DO CORPO 


• RECURSOS: CD com músicas infantis, bexiga e aparelho de som.


• ALONGAMENTO/AQUECIMENTO
Roda inicial: Formar um círculo com os alunos e explicar como vai ser a aula: Hoje vamos conhecer sobre o nosso corpo através da música. Afasta as cadeiras e pede que os alunos andem aleatoriamente e ao comando do professor e ao parar a música o professor pede que cada um pegue em seu nariz, depois na orelha, no olho, etc. Depois acelera a caminhada e depois correndo.
Obs.: a criança não pode soltar a parte do corpo enquanto o professor não mencionar a próxima parte do corpo. 

• PARTE PRINCIPAL
Primeira atividade: Em duplas pedir para os alunos ficarem um de frente para o outro. O professor coloca a música e o que a música pedir o aluno deverá fazer. Só que agora o aluno vai pegar na parte do corpo do coleguinha que está a sua frente. Depois que os alunos fizerem tudo que a música pedir, o professor sugere que eles mudem de coleguinha, fazendo com que tenham contato com varias crianças. 
Segunda atividade: O professor coloca outra música e pede que os alunos continuem em duplas. Agora com uma bexiga e ao som da música com o comando do professor, pedir que os alunos coloquem a bexiga nas partes do corpo que o professor for ordenando. 

• VOLTA À CALMA
Ao som de uma música suave pedir para os alunos deitarem no chão e ao comando do professor os alunos mexeram com a parte do corpo que o professor citar. Mexendo suavemente. O professor ao citar a parte do corpo vai falando dobre a importância da parte citada e para que ela serve. A voz da professora deve ser suave.

 AVALIAÇÃO 
Observar se os alunos acompanharam a música com o movimento pedido e também a participação de cada um. Todos os alunos conseguiram? Quem não conseguiu?

Um comentário:

  1. Oi meninas, me chamo Josete Rodrigues e sou educadora há mais de 30 anos. Hoje, gostaria de compartilhar com vocês o quanto acredito nessas ferramentas tecnológicas que estão ao nossa alcance. Quando me formei Pedagoga e me deparei com a sala de aula, praticamente todos os dias me perguntava como trabalhar este ou aquele conteúdo. A graduação foi enriquecedora, mas faltava aliar teoria a prática. Atualmente ao me deparar com um blogger, reflito o quanto essa ferramenta teria sido um suporte importante para as minhas dificuldades daquele momento inicial. Aqui nesse espaço eu poderia tirar dúvidas, compartilhar experiências com outros professores. Esse aparate seria um suporte para os meu questionamentos.

    ResponderExcluir