ESTE É UM JOGO COM BRINCADEIRA PARA ESTIMULAR OS SEUS ALUNOS QUANDO FOR TRABALHAR GÊNEROS TEXTUAIS, NESTE CASO A PARLENDA!
• Para o Eixo Apropriação do Sistema
• CAPACIDADES:
- Reconhecer unidades fonoaudiológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras etc.
• DESCRIÇÃO:
- No primeiro momento a professora entregará as atividades para as crianças, e uma folha de ofício em branco para a confecção da atividade, sendo realizada em duplas.
- A professora fará a leitura de um dos textos, em voz alta, de gênero parlenda explicando inicialmente do que se trata as características deste tipo de texto(estrutura, rimas etc). logo após fará a leitura do enunciado da atividade explicando como proceder.
- Leia a parlenda palavras com a mesma terminação, depois monte na ordem correta, preste atenção no som das palavras para montá-las.
- Palavras devem estar embaralhadas e que conseguir montar primeiro a maior quantidade de parlendas será o ganhador
- Ao termino da atividade a professora poderá realizar uma brincadeira com seus alunos de corda utilizando a parlenda, tornando a sua atividade criativa e interessante pras crianças.
Com certeza os alunos irão recordar bem desta aula!
Este blog foi criado com o objetivo de estimular professores em seu cotidiano à prática de atividades dinâmicas educativas em sala de aula, direcionadas ao ensino fundamental I, sendo também, um espaço de troca de experiências. Logo, esta proposta remete a nossa inquietação de transformar o ambiente de aprendizado, que em sua maioria, é caracterizado como “tradicional” em um momento prazeroso e atrativo para o educador e educando.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário